A conferência da Sony na abertura da TGS 09 foi dividida em duas palestras. Na primeira, Kaz Hirai — presidente da Sony Computer Entertainment — subiu ao palco para falar das tendências do mercado e das novas táticas da empresa (ou seja, o que está rolando e o que vai rolar nas plataformas da Sony).
A segunda parte foi basicamente uma comunicação sobre as “visões estratégicas das grandes distribuidoras de jogos na Era da globalização”, com participação dos chefes da SCE (Yoshida e Kaz) e os presidentes da Square Enix, Capcoms e Namco, entre outros notáveis.
A palestra começou às 10h30 (horário do Japão, cerca de 22h30 do dia anterior no Brasil) e durou aproximadamente duas horas. Na parte mais “teórica”, na qual Kaz e os outros executivos falaram a respeito das inovações técnicas e das novas possibilidades da Era das Redes trouxe para os jogos de video games.
Conectado!
Hirai fez questão de apontar o sucesso de LittleBigPlanet e os conteúdos criados pelos usuários e compartilhados por eles através da rede virtual do consoles da Sony. Segundo Hirai se você possui o elemento da conectividade você dobra a diversão.
O presidente da Sony também fez uma longa apresentação sobre os 25 anos do ingresso da Sony no campo dos video games, que hoje já fatura mais de dois bilhões de ienes, bem como o 15º aniversário da linha PlayStation (com direito a uma montagem com a evolução das plataformas e jogos da empresa).
O homem forte da Sony aproveita o gancho para falar mais a respeito da importância das redes online nos consoles de última geração. Apontando mais uma vez o sucesso de LBP; segundo Hirai, se um usuário jogar seis horas diárias levaria mais de 25 anos para utilizar todos os 1,2 níveis criados para LittleBigPlanet.
O mundo é azul
Depois da sua breve apresentação sobre a Era das Redes, o presidente da Sony voltou-se para o futuro do PlayStation 3. Como todos puderam conferir a versão “slim” do console trouxe um novo design e corte nos preços.
A logo da marca foi redesenhada, deixando de lado a fonte do filme Homem-Aranha 3 e sendo “encurtada” para PS3 — tornando-se mais parelha com as dos outros consoles (PS2 e PSP).
Além disso, a empresa continuará a estudar os custos da tecnologia Blu-ray, sendo que não há nenhuma perspectiva de queda de preços no futuro breve, salvo os já anunciados. Kaz Hirai ainda apontou alguns dos grandes lançamentos previstos para a primavera, fato que também deve incentivar a venda de consoles.
Entre os jogo apresentados estão:
A palestra também abordou o novo sistema de controle com captura de movimento da Sony. O executivo relembrou os primórdios do sistema dualshock e a história de desenvolvimento do Eye Toy.
Aparentemente o novo controle com sensor de movimento chega as lojas no outono de 2010. Além de explicar mais uma vez o funcionamento do sistema, Hirai também apresentou uma série de jogos que devem apresentar suporte a nova tecnologia da Sony.
Destaque para Resident Evil 5 (Alternative Edition) — basicamente o mesmo jogo, mas com a jogabilidade adaptada ao PlayStation Motion Controller (algo parecido com o Resident Evil 4 do Wii).
Outros títulos de peso que também vão oferecer suporte são:
O assunto agora é PSP. Hirai apresenta a evolução dos gráficos do portátil e como ele evolui tanto na sua composição técnica, como no seu design. Apontando o sucesso da plataforma e os incríveis resultados de vendas (um dos consoles mais rentáveis da Sony).
Hirai aproveita para revelar alguns títulos que devem aportar no PlayStation Portable, bem como os novos pacotes temáticos (bundles) do PSP-3000. O Gran Turismo Racing Pack é um PSP piano black com a logo da série Gran Turismo e botões estilizados, além do próprio jogo em UMD. O outro é um pacote “Winning Eleven”, ambos devem chegar as lojas japonesas em dezembro desse ano.
Jogos apresentados:
Apagando as luzes
Sem qualquer confirmação sobre as possível retro-compatibilidade virtual dos títulos do PS2 no PS3, e dos jogos do Dreamcast na PSN, Hirai chega a conclusão da palestra apresentado mais dados sobre a rede online da Sony.
Além disso, o presidente da empresa também revelou um bundle temático do PS3, inspirado no novo Final Fantasy XIII (uma boa surpresa para os fãs). A traz um sistema de 250 GB, com pintura estilizada da protagonista do título e uma cópia do jogo.
Além disso, o produtor da série, Yoshinori Kitase também confirmou o lançamento de Final Fantasy VIII na PSN. E para por um ponto final na conferência uma notícia bem ruim, Gran Turismo 5 foi adiado para março de 2010.
Porém foram confirmadas as funcionalidades split-screen, suporte online (com direito a chat de voz e texto, álbum de fotografias e vídeos, sendo que estes também podem ser exportados para o site Youtube.
A segunda parte foi basicamente uma comunicação sobre as “visões estratégicas das grandes distribuidoras de jogos na Era da globalização”, com participação dos chefes da SCE (Yoshida e Kaz) e os presidentes da Square Enix, Capcoms e Namco, entre outros notáveis.
A palestra começou às 10h30 (horário do Japão, cerca de 22h30 do dia anterior no Brasil) e durou aproximadamente duas horas. Na parte mais “teórica”, na qual Kaz e os outros executivos falaram a respeito das inovações técnicas e das novas possibilidades da Era das Redes trouxe para os jogos de video games.
Conectado!
Hirai fez questão de apontar o sucesso de LittleBigPlanet e os conteúdos criados pelos usuários e compartilhados por eles através da rede virtual do consoles da Sony. Segundo Hirai se você possui o elemento da conectividade você dobra a diversão.
O presidente da Sony também fez uma longa apresentação sobre os 25 anos do ingresso da Sony no campo dos video games, que hoje já fatura mais de dois bilhões de ienes, bem como o 15º aniversário da linha PlayStation (com direito a uma montagem com a evolução das plataformas e jogos da empresa).
O homem forte da Sony aproveita o gancho para falar mais a respeito da importância das redes online nos consoles de última geração. Apontando mais uma vez o sucesso de LBP; segundo Hirai, se um usuário jogar seis horas diárias levaria mais de 25 anos para utilizar todos os 1,2 níveis criados para LittleBigPlanet.
O mundo é azul
Depois da sua breve apresentação sobre a Era das Redes, o presidente da Sony voltou-se para o futuro do PlayStation 3. Como todos puderam conferir a versão “slim” do console trouxe um novo design e corte nos preços.
A logo da marca foi redesenhada, deixando de lado a fonte do filme Homem-Aranha 3 e sendo “encurtada” para PS3 — tornando-se mais parelha com as dos outros consoles (PS2 e PSP).
Além disso, a empresa continuará a estudar os custos da tecnologia Blu-ray, sendo que não há nenhuma perspectiva de queda de preços no futuro breve, salvo os já anunciados. Kaz Hirai ainda apontou alguns dos grandes lançamentos previstos para a primavera, fato que também deve incentivar a venda de consoles.
Entre os jogo apresentados estão:
- Yakuza 4
- Final Fantasy XIII
- Ratchet & Clank
- inFamous
- God of War 3
- Heavy Rain
A palestra também abordou o novo sistema de controle com captura de movimento da Sony. O executivo relembrou os primórdios do sistema dualshock e a história de desenvolvimento do Eye Toy.
Aparentemente o novo controle com sensor de movimento chega as lojas no outono de 2010. Além de explicar mais uma vez o funcionamento do sistema, Hirai também apresentou uma série de jogos que devem apresentar suporte a nova tecnologia da Sony.
Destaque para Resident Evil 5 (Alternative Edition) — basicamente o mesmo jogo, mas com a jogabilidade adaptada ao PlayStation Motion Controller (algo parecido com o Resident Evil 4 do Wii).
Outros títulos de peso que também vão oferecer suporte são:
- LittleBigPlanet Motion
- Ape Escape PS3
- Echochrome 2
- Eccentric Slider
- Sing and Draw
- Champions of Time
- Motion Party
- The Shoot
- Tower
- PAIN!
- Flower
- Hustle Kings
- High Velocity Bowling
- EyePet
O assunto agora é PSP. Hirai apresenta a evolução dos gráficos do portátil e como ele evolui tanto na sua composição técnica, como no seu design. Apontando o sucesso da plataforma e os incríveis resultados de vendas (um dos consoles mais rentáveis da Sony).
Hirai aproveita para revelar alguns títulos que devem aportar no PlayStation Portable, bem como os novos pacotes temáticos (bundles) do PSP-3000. O Gran Turismo Racing Pack é um PSP piano black com a logo da série Gran Turismo e botões estilizados, além do próprio jogo em UMD. O outro é um pacote “Winning Eleven”, ambos devem chegar as lojas japonesas em dezembro desse ano.
Jogos apresentados:
- Gran Turismo PSP
- Kingdoms Hearts Birth by Sleep
- Last Ranker
- Peace Walker
- LoccoRoco Midnight Carnival
- LittleBigPlanet PSP
- Echochrome
- Minna no Sukkiri
Apagando as luzes
Sem qualquer confirmação sobre as possível retro-compatibilidade virtual dos títulos do PS2 no PS3, e dos jogos do Dreamcast na PSN, Hirai chega a conclusão da palestra apresentado mais dados sobre a rede online da Sony.
Além disso, o presidente da empresa também revelou um bundle temático do PS3, inspirado no novo Final Fantasy XIII (uma boa surpresa para os fãs). A traz um sistema de 250 GB, com pintura estilizada da protagonista do título e uma cópia do jogo.
Além disso, o produtor da série, Yoshinori Kitase também confirmou o lançamento de Final Fantasy VIII na PSN. E para por um ponto final na conferência uma notícia bem ruim, Gran Turismo 5 foi adiado para março de 2010.
Porém foram confirmadas as funcionalidades split-screen, suporte online (com direito a chat de voz e texto, álbum de fotografias e vídeos, sendo que estes também podem ser exportados para o site Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário